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Procedimentos a Seguir em caso de sinistro automóvel:
- Se existirem feridos, mesmo que ligeiros contacte de imediato o 112 e informe, o melhor possível, a localização do acidente, o número e gravidade dos feridos. Não abandone o local nem os feridos, pois pode constituir crime;
- Utilize o seu colete reflector, sinalize de imediato o local do acidente e coloque-se num local seguro;
- Procure manter a calma e tentar estabelecer um acordo com terceiros envolvidos no sinistro;
- Preencha e assine a Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA), considerando sempre os seguintes pontos em especial atenção:
- Data e hora do sinistro;
- Local;
- Matrícula dos veículos intervenientes;
- Identificação dos condutores e respectivos contactos;
- Resumo do que aconteceu;
- Danos;
- Certifique-se que os outros intervenientes têm seguro válido (verifique na Carta Verde ou no Certificado Provisório);
- Sempre possível a DAAA deve ficar preenchida e assinada no local, não podendo ser alterada posteriormente por qualquer uma das partes. O original da DAAA deve sempre ser igual ao duplicado.
- Não havendo seguro válido, chame de imediato as Autoridades;
- Se houve lugar à chamada das Autoridades, identifique que Autoridade acompanhou o processo (PSP ou GNR e o local do posto) e se ocorreu ou não o teste de alcoolemia;
Caso não haja acordo ou não seja possível o preenchimento da Declaração Amigável de Acidente Automóvel, proceda da seguinte forma:
- Solicite a presença das Autoridades (PSP ou GNR), através do 112;
- Obtenha os elementos de identificação dos intervenientes no sinistro: nome, morada, telefone, BI, Carta de Condução;
- Recolha os dados referentes aos veículos envolvidos: marca, matrícula, Companhia de Seguros e n.º de Apólice, disponíveis na Carta Verde ou na vinheta, colocada no pára-brisas;
- Recolha a identificação das testemunhas que presenciaram a ocorrência;
- Assim que as autoridades tiverem efetuado o reconhecimento do local, retire o veículo da via, para facilitar o trânsito. Se o seu veículo ficar impossibilitado de circular, pelos próprios meios, solicite o seu serviço de Assistência em Viagem, para garantir o transporte do veículo, ocupantes e bagagens.
- Quando preencher a DAAA, identifique que Autoridade acompanhou o processo (PSP ou GNR e o local do posto) e se ocorreu ou não o teste de alcoolemia;
Após o preenchimento da DAAA, encaminhe para o departamento de sinistros da sua Seguradora ou então para a Viver Seguro. Nós tratamos de encaminhar e acompanhar o processo.